Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Subunidades > Cia Escolta e Guarda
Início do conteúdo da página

Cia de Escolta e Guarda

Publicado: Sábado, 01 de Abril de 2017, 21h45 | Acessos: 4359
Integrantes da Cia Escolta e Guarda - 2016

Histórico

Símbolo Cia Escolta e Guarda - Cia Lobo

Historicamente responsável pelas escoltas e guarda de presos custodiados no Batalhão, a Companhia de Escolta e Guarda é atualmente uma das SU operacionais do BPEB, sendo capaz de cumprir todas as missões típicas das tropas de Polícia do Exército, tais como balizamento e controle de trânsito, operação de controle de distúrbio, coordenação de segurança de área, policiamento ostensivo, escolta armada e segurança de armamento e/ ou materiais sensíveis, entre outras.

A Companhia de Escolta e Guarda ainda se diferencia das demais subunidades do BPEB devido à existência em seu organograma de duas frações, as quais se distinguem devido à peculiaridade de suas missões: o Pelotão de Escoltas e a Seção de Cães de Guerra. Os militares integrantes do pelotão de escolta são os responsáveis pela execução de escoltas de batedores para autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras, bem como para comboios civis e militares e também escoltas de honra. A SCG, berço do cão de guerra, tem por responsabilidade a formação do cão militar, desde a sua concepção até a distribuição para as demais OMPE do Exército Brasileiro, adestrando-os para cumprir missões de faro para detecção de entorpecentes, munições e explosivos, ou para missões de controle de distúrbio.

O Lobo, animal símbolo da SU, representação guerreira em diferentes culturas, é reverenciado por sua habilidade de sobrevivência mesmo em ambientes inóspitos e hostis, pela inteligência e por caçar sempre em grupo. Então, além da inteligência, lealdade e perenidade, o lobo significa astúcia, coragem, amizade, confiança e força. A Cia Esct Gd ostenta com orgulho o lobo em seu brasão, representando de maneira clara e condizente seu espírito de corpo, entusiasmo e excelência no cumprimento de missões e no serviço.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página