Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 20h21 | Acessos: 7841

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília inicia sua história juntamente com a transferência da Capital Federal para Brasília. Sua origem remonta à criação da Companhia de Polícia da 11ª Região Militar (Cia Pol 11ª RM), em 13 de maio de 1960, por meio do Decreto Nr 48.215.

Mais tarde, em setembro de 1961, a Cia pol 11ª RM foi incorporada pelo recém criado Batalhão de Polícia do Exército da Guarda Presidencial. Finalmente, em 21 de dezembro de 1962, a Cia Pol 11ª RM foi extinta eo Batalhão de Polícia do Exército (BPEB) foi criado, sendo seu primeiro comandante o Ten Cel CARACIOLO AZEVEDO DE OLIVEIRA.

O BPEB inicialmente ocupava instalações próximas ao Palácio da Alvorada, passando a ocupar as atuais instalações no setor militar urbano em 1964. Dez anos mais tarde, em 20 de setembro de 1974, recebeu sua denominação histórica de "Batalhão Brasília", estabelecendo a ligação permanente com a cidade que cresceu junto com a Unidade.

No início de sua história, o BPEB incorporava jovens de diversas partes do País, com predominância para os oriundos da região sul do Brasil, destacados pelo porte e estatura elevada, que caracterizavam o Policial do Exército. Esse grupo constitui os lendários "catarinas", que marcaram os primeiros anos do BPEB, incorporando no Batalhão de 1961 a 1993.

Em fevereiro de 1986, o BPEB passava a ser reconhecido internacionalmente ao quebrar o recorde mundial de homens sobre uma motocicleta em movimento. Em uma demostração de perícia e ousadia, foram colocados 40 militares sobre uma mesma Harley Davidson, recorde posteriormente quebrado pelo próprio BPEB em 1996, com 47 homens.

Em 1999, quando o Brasil decidiu contribuir para a estabilização do Timor Leste, O BPEB foi selecionado para enviar o primeiro contingente de tropa do Exército. Seus homens fizeram parte da INTERFET e , mesmo sem tempo de preparação, tiveram atuação marcente na pacificação da região. Fruto desse Destaque, até hoje o BPEB vem contribuindo na formação e treinamento da Polícia do Exército do Timor Leste, por meio das missões Malbere, realizadas em 2005, 2007, 2009 e 2013. No âmbito internacional, o BPEB participou ainda, por duas vezes, do envio de tropas para integrar o Batalhão Brasileiro na missão de paz no Haiti (BRABAT), nos anos de 2010 e 2012.

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília é subordinado diretamente ao Comando Militar do Planalto e tem como missão atuar como Polícia do Exército na área do CMP, tendo como atribuições principais: assegurar o respeito às leis, ordens e regulamentos militares; contribuir com a segurança presidencial; prover a segurança de áreas militares e de autoridades; realizar o controle de circulação e trânsito em área militar; realizar escoltas e segurança de comboios; processar e custodiar presos militares e realizar perícias investigações criminais.

Texto transcrito do livro: A Polícia do Exército Brasileiro, página 119, © autores:

Gen DOMINGOS VENTURA PINTO JÚNIOR

FLÁVIO A. DE OLIVEIRA CAMARGO

Cel HOMERO JOSÉ ZANOTTA VIEIRA

Cel SYLVIO ROMERO DE SOUZA RIBEIRO

Cel JOSÉ CARLOS MACHADO DE SIMONE

Ten Cel PAULO RENATO DE ALMEIDA

SANDRO LEOMAR DE OLIVEIRA CAMARGO

registrado em:
Fim do conteúdo da página